"Dia e Noite", M.C. Escher

terça-feira, 22 de abril de 2008

Antes do Tempo

"Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou."

Rodrigo S. M., narrador de A hora da Estrela, de Clarice Lispector.

O tempo sempre existiu ou ele teve um começo?

O tempo sempre existiu. Porque caso não existisse antes de existir, não haveria antes: não se poderia falar em antes nem em sempre nem em nunca caso não houvesse tempo. Não pode haver tempo antes do tempo. O tempo sempre existiu.

Paradoxalmente, no entanto, o fato de ter sempre existido não significa que não possa ter tido um começo. Apenas não se pode afirmar que tenha existido um tempo antes do tempo: porque antes do tempo não havia tempo, então não havia antes.

Não sei se isso é uma tautologia, um paradoxo ou ambos. Mas, seja o que for, revela que o fato de o tempo sempre ter existido não refuta a possibilidade de que tenha começado. Sim, é paradoxal. E, ao mesmo tempo, é tautológico. Existirá esse categoria, a dos paradoxos tautológicos?

Se sempre existiu, como pode ter tido um começo?

Quem sabe? Falar em começo do tempo e do universo é falar em Deus ou no nada. Sobre o nada, só sabemos uma coisa: ele nadifica. Já sobre Deus...

Quem tem a razão, Rodrigo S. M. e os gregos ou Santo Agostinho e os físicos contemporâneos?

Não sei. Cada um com a sua mitologia temporal.

Alguém entendeu este post?

2 comentários:

Unknown disse...

entender, eu entendi, mas pq que ninguem tem tempo pra nada se o tempo é tão grande..sempre existiu...cara, tem tempo pra todo mundo dar e alienar, transferir a posse, a propriedade... uahuahau O tempo hj em dia se compra mesmo, meu irmão me pagou pra eu ir a bibliotecas fazer peskisa e pegar livros pra ele fazer a tese de mestrado, ele não perde tempo com isso, e me paga pra eu perder o meu... na verdade o tempo é tudo, pra mim é tudo, tenho mania de não perder tempo, inclusive, não sei se neste momento eu estou perdendo o meu, ao invés de fazer o trabalho de Recursos...ta bom...já chega... ^^

Anônimo disse...

Tempo e espaço são uma ilusão da sua mente. Você não perde nem ganha tempo, apenas o sente passar mais rápido ou mais lento. Ele não teve começo nem vai ter fim, é que nem chifre: apenas algo que puseram na sua cabeça! :p