"Dia e Noite", M.C. Escher

domingo, 27 de janeiro de 2008

Qual é o peso da luz?

O The New York Times publicou, na sexta-feira passada, editorial de apoio à candidatura de Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos. No mesmo dia, manifestou apoio a John McCain nas primárias republicanas - nas primárias somente; na disputa presidencial, estão com os Democratas.

Declaração de apoio por veículo de comunicação é algo raro no Brasil, infelizmente. Jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e TV brasileiros costumam optar por não declarar expressamente suas preferências - devem temer que isso possa afetar suas supostas credibilidade e neutralidade. Via de regra, não passa de estratégia pouco franca de dar maior força persuasiva às suas posições enrustidas.

Este blog opta pelo modelo transparente de jornalismo. Evidente, no entanto, que não há motivo para que nos posicionemos sobre toda e qualquer eleição; apenas sobre aquelas em que nossa opinião possa ter peso significativo. Por isso, publicaremos, ainda nesta semana, nosso posicionamento sobre a corrida presidencial nos EUA.

Qual é o peso da luz?

2 comentários:

Marcio_ disse...

Discordo, caro Ex-Pirro. Estadão e Carta Capital, em eleições passadas, manifestaram, respectivamente, seus apoios a candidatos à presidência.
Estadão, em 2002, escreveu editorial: "Porque José Serra é o melhor candidato para o Brasil".
Carta Capital fez algo semelhante para o presidente posteriormente eleito.

Ex-Pirro disse...

Sim, a finada Primeira Leitura, do Reinaldo Azevedo, manifestou apoio ao Serra também, em 20002. Mas, tenho a impressão de que isso é bem pouco freqüente por estas bandas de cá...

Se bem que não sei se é tão comum assim também lá pelos EUA. De qualquer forma, eu gostaria de que os veículos de imprensa explicitassem mais esse tipo de preferência, que eles costumam deixar implícita...