"Dia e Noite", M.C. Escher

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sinapses e Aplausos

- Shh... O maestro está entrando. Nós deveríamos aplaudir.
- Por quê? Ele ainda não fez nada.

Acredito que todo mundo já deve ter visto uma daquelas imagens que, a princípio, parecem apenas uma paisagem, mas, à medida que se olha com atenção, é possível descobrir vários rostos e perfis humanos. Ou então aqueles quadros com amontoados de frutas que, no todo, formam uma face. Acontece que o nosso cérebro é incrivelmente capacitado na tarefa de perceber e visualizar rostos humanos. Afinal de contas, nós convivemos o tempo todo com pessoas e grande parte da nossa percepção consciente e da nossa memória está voltada para seus rostos. Assim, o cérebro se prepara para ver rostos, mesmo que eles não estejam objetivamente lá.
Do mesmo modo, o cérebro humano é incrivelmente capacitado para imaginar. E isso nos leva a projetar o que pensamos em situações que, objetivamente, também não estão lá. É o caso do rapaz que andava sozinho num lugar esquisito à noite, preocupado com a possibilidade de ser assaltado: quando alguém passou ao lado e lhe perguntou a hora, ele subitamente retirou o relógio do pulso, o entregou e saiu correndo.
Isso também ocorre com nossos desejos, esperanças, sonhos. O cérebro humano trata de distorcer a realidade para que ela se encaixe – e depois se descobre errado. Alguém pode argumentar: triste aquele que não se ilude, que não se engana! E não deixa de ter razão.
O problema não está no engano. Nos enganamos o tempo todo. O problema está nos aplausos. Baseado em evidência nenhuma que não os próprios desejos e esperanças, aplaude-se e festeja-se o que está errado. “E um erro traz um erro”, já dizia Sófocles. Às vezes, só se percebe o engano tarde demais.

O diálogo lá de cima é de uma tirinha da turma do Snoopy. Não sei como postá-la aqui. Mas sei que, como a personagem, só devemos aplaudir quando termina.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dessa vez, um comentário q nao destrua sua identidade secreta.

Com o tempo as pessoas esquecem seu verdadeiro nome, Hipócrata @_@

ótimo texto, ótima idéia =)
e eu concordo plenamente.

Edu sabe como postar imagens em blog xD Heloisa tambem deve saber.
Daí vc pode postar as tirinhas do Soopy q tanto gosta :)

Ex-Pirro disse...

"Baseado em evidência nenhuma que não os próprios desejos e esperanças, aplaude-se e festeja-se o que está errado".

Talvez os desejos e esperanças sejam o suficiente ou mesmo o necessário para que as pessoas acreditem que algo é certo e verdadeiro...

Marta Bolshaw disse...

Estva procurando uma imagem de sinapse interessante para colocar em um trabalho e me deparei com uma imagem muitoa legal, que eu nunca tinha feito a associação com as sinapses...realmente nosso cérebro e a criatividade humana são incríveis!!
ótimo texto, adoro blogs que não falam do pp umbigo. Parabéns!!