"Dia e Noite", M.C. Escher

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Claro enigma

Uma charada fácil, fácil.

Quem é o autor das tautológicas frases a seguir?

"Contudo, quem duvida que vive, recorda, entende, quer, pensa, conhece e julga? Porque, se duvida, vive; se duvida, lembra-se da dúvida; se duvida, entende; se duvida, é porque busca a certeza; se duvida, pensa; se duvida, sabe que não sabe; se duvida é porque julga que não deve concordar temerariamente. E ainda que duvide de todas as outras coisas, não pode duvidar destas, pois, se não existissem, seria impossível qualquer dúvida."

"De forma alguma temo os argumentos dos acadêmicos quando perguntam: mas, e se te enganas? - Se me engano, existo, pois quem não existe não pode sequer se enganar. Se, pois, existo porque me engano, como me enganarei a respeito da minha existência quando tenho a certeza de existir pelo fato de que me engano?"

Quem acertar ganha um belo jogo de palavras da Tramontina.

Não duvide.

7 comentários:

Ex-Pirro disse...

Não vá responder aqui se você tiver sabido por mim. Aí não tem graça!

Anônimo disse...

aposto em Descartes xP

Anônimo disse...

eu não posso responder. chato isso.

Bruno disse...

tramontina nao fabrica jogo de palavras!

Ex-Pirro disse...

Valem comentários repetidos, isto é uma pesquisa de opinião.

Ferdinand Saraiva Maia disse...

Mais um enigma, formulado por quem não lê o suficiente pra saber de quem são os trechos:
seria o nome "Drummond" nas referências uma brincadeira do filósofo?

Ex-Pirro disse...

Tudo neste blog não passa de brincadeira, embora não do tipo que costume gerar gargalhadas... Distrações zombeteiras de um espírito ex-cético. Quanto a Drummond, restará o Claro Enigma.